MOBIWARE


A IVAWARE é uma app da MOBIWARE que permite ao utilizador gerir todas as despesas que o seu trabalho encarrega e, para além disso, permite-lhes saber qual o valor do IVA a entregar ao estado.



O que é/qual é o negócio?
A IVAWARE é uma aplicação móvel que permite a todo o tipo de trabalhadores independentes (não apenas aos freelancers das áreas digitais) um controlo em tempo real das despesas relacionadas com a sua atividade, fornecendo dados importantes no que respeita à declaração de IVA que estes trabalhadores têm que entregar ao estado.

De onde nasceu?
A IVAWARE nasceu de uma necessidade própria do seu fundador. Durante anos, o fundador da MOBIWARE (a startup por detrás da IVAWARE), foi freelancer e sentiu na pele a incerteza constante até o aproximar do dia 15 dos meses em que tinha de submeter a declaração de IVA. “Sabemos que temos que entregar o IVA ao estado a cada três meses, mas não temos uma noção exata desse valor até fazermos as contas exatas, o que normalmente só acontece uns dias antes da submissão da declaração” – Carlos Castro.

Há uns anos que tinha como objetivo para a MOBIWARE, uma startup que até então apenas prestava serviços na área do desenvolvimento web e mobile, a criação de produtos. Esta necessidade foi o mote para a criação do nosso primeiro produto – a IVAWARE.

Missão?
Permitir aos trabalhadores independentes o acesso a uma ferramenta gratuita que lhes proporcione uma ajuda real na previsão e cálculo do montante a entregar ao estado a cada declaração de IVA.

Financiamento?
Até ao momento o projeto foi financiado apenas com capitais próprios. Estamos neste momento a procurar investimento que nos permita aumentar a equipa e desenvolver novas funcionalidades e também novos produtos.



Promoção?
A MOBIWARE esteve no Web Summit 2017 a apresentar a IVAWARE. Fomos uma das 500 startups Portuguesas selecionadas pela Startup Portugal como ALPHA STARTUP no evento. Estar no Web Summit foi crucial para o desenvolvimento de novos contactos que nos permitiram neste momento estar a integrar a IVAWARE com outros parceiros.

Onde esperam chegar?
Estamos neste momento focados em realizar uma prova de conceito para o cenário Português, já que este tipo de aplicações tem regras muito próprias de acordo com as leis tributárias de cada país.

Os próximos passos são de escalar o conceito a nível Europeu, adaptando a IVAWARE numa primeira fase para o cenário de Inglaterra (onde existe uma forte comunidade de Freelancers).

A estratégia a longo prazo passa pela abordagem ao mercado Norte Americano.

Como lidaram com a incerteza inicial?
A incerteza, não só a inicial, é uma sensação constante nas nossas vidas profissionais. Por isso, não a vemos como um fator negativo. Aliás, precisamos dela para o nosso processo evolutivo.

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Não temos ingredientes secretos. Aliás, acreditamos que eles não existem. Quanto muito, a combinação de vários ingredientes bem conhecidos dará origem a receitas secretas. (risos).

O nosso background profissional será talvez o maior aliado. Idealizar, tentar, tentar e tentar de novo. Experimentar novas realidades está sem dúvida no nosso ADN.

O que sugerem a quem começa?
Primeiramente, muita coragem. Nos dias de hoje, começar uma atividade por conta própria, seja em que área for, é um grande desafio.

Depois, não chega ter a ideia. Ideias toda a gente tem. O que efetivamente distingue as ideias é a sua implementação na prática.

É necessária uma boa dose de perseverança. Desistir nunca pode fazer parte do plano.

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Talvez aquele típico “Ninguém disse que ia ser fácil”.

Mais informações em MOBIWARE.

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais