More Than Wine


A MoreThanWine pretende ser um espaço onde o Vinho é apenas o ponto de partida para um mundo de descobertas de aromas e paladares. Para além do Vinho, poderá encontrar outros sabores que fazem de Portugal um ícone da Gastronomia, com uma gama de Compotas, Conservas ou Azeites.

Mais que uma loja, MoreThanWine

 

 

O que é/qual é o negócio?

A More Than Wine é uma empresa/loja que se dedica à comercialização de Vinhos e outras bebidas derivadas e complementada por produtos alimentares como Compotas, Azeites, Conservas, Cerveja Artesanal, Biscoitos, entre outros.

 

De onde nasceu?

Nasceu de um gosto pessoal por Vinhos associada a uma vontade antiga de ter um negócio em nome próprio.

 

Missão?

A More Than Wine tem por Missão apresentar Produtos que associem a qualidade ao design, contando com a colaboração de pequenas e médias empresas Portuguesas, divulgando-as e consequentemente vendendo-as a preços competitivos.

 

Financiamento?

Não existiu Financiamento associado à constituição da Empresa, bem como para a sua exploração.

 

Promoção?

A Promoção da More Than Wine é feita pelo tradicional e sempre atual “boca a boca”, sendo também trabalhada através das Redes Sociais e em divulgações através da Imprensa Especializada.

 

Onde esperam chegar?

Após a abertura da 1ª loja em Setembro de 2014 e após a sua consolidação durante este primeiro ano, o plano será fazer a abertura de uma 2ª loja já no início de 2016.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Com muita calma, cabeça fria e persistência. Associado a estes três fatores, tudo foi sendo feito com muita ponderação. Por exemplo, no início da loja, comecei por trabalhar pequenos stocks de poucos fornecedores e, à medida que ia conseguindo aumentar as vendas, fui aumentando o leque de produtos e capacidade de stockagem de modo a satisfazer a procura dos clientes, tendo como objetivo nunca perder uma venda. Lembro-me perfeitamente de ter a porta aberta nos 3 primeiros dias sem que ninguém entrasse e de isso me ter assustado bastante. Pensei: “no que é que eu me fui meter?!”. Lembro-me da primeira venda, do primeiro fim de semana com muitas vendas e a partir daí tornou-se viciante quebrar recordes de vendas a cada semana e mês que ia passando.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Um dos nossos maiores trunfos passa pela venda personalizada. Todos os clientes que entram na loja devem e merecem ser tratados de forma personalizada. Deverão ser aconselhados sobre o produto que mais se adequa ao que procuram e, acima de tudo, fazer com que lhes pareça que precisam de um produto que à partida não sabiam que precisavam. Mas isto tem de ser feito com total honestidade, pois a confiança é a chave de todos os negócios na relação entre empresa e clientes. Além da venda personalizada, julgo que outro grande trunfo é a escolha acertada dos Produtos que trabalho. Já foram obviamente feitas tentativas que falharam, mas isso faz parte do negócio. O importante é comprar bem (ou pouco) numa fase inicial e, a partir daí tirar conclusões sobre o caminho a seguir para cada um dos produtos. Por fim existe efetivamente um ingrediente secreto e, explicá-lo faria com que deixasse de ser secreto...

 

 

O que sugerem a quem começa?

Eu quando comecei criei regras comigo mesmo. E não me limitei a pensá-las, escrevi-as. Ainda sigo a maior parte e outras, por necessidade de flexibilidade, alterei-as. Mas acho importante que existam, como guia. Por exemplo, compro tudo a pronto pagamento. Nunca falhei com esta regra e por isso sinto-me sempre descansado quanto ao futuro imediato da empresa. Sei o que tenho, e sei com o que conto. Para mim, só isso já é um alívio. Será talvez para mim um dos melhores conselhos que posso dar a quem está a começar: não queiram dar um passo maior que a perna. Não façam “futurologia barata” em que acham que podem sobrecarregar a empresa de dívidas ficando depois na expectativa de que as vendas hão-de aparecer, porque depois, quando surgem momentos de menor faturação, a ansiedade que se instala vai-nos fazer tomar decisões precipitadas e perigosas. Existem muitos pequenos negócios (principalmente ligadas ao comércio) que acabam por abrir falência e em que a causa não está na falta de vendas mas sim na forma como se compra. Estive ligado algum tempo à área do calçado/vestuário e, por serem negócios “de estação”, vi fechar muitas empresas exatamente porque não sabiam comprar, acumulando sobras de uma temporada para a outra e fazendo com que o lucro das vendas não fosse suficiente para cobrir os investimentos feitos.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Um dos conselhos que guardo para mim desde há muitos anos tem a ver com a forma de comunicação/venda. Tive um Director que me dizia: “ouve-te a vender e pensa se querias comprar o que estás a apresentar. Se tu próprio tiveres dúvidas sobre a mensagem que estás a passar, naturalmente quem te estiver a ouvir não terá a mínima vontade de te comprar nada”. E penso muitas vezes nisso, que não basta acreditar no produto que temos para vender, temos de saber transmitir de forma interessante e elucidativa as características desse produto e acho que infelizmente uma boa parte das pessoas que trabalha em vendas, não sabe explicar convenientemente o que tem para vender. Não tem a ver com Formação sobre o produto, tem a ver com capacidade comunicativa de tornar interessante o que tem para vender. Sempre tive como regra que, numa reunião de apresentação de um produto/marca/empresa/serviço, os primeiros longos minutos são dedicados a simplesmente ouvir o meu cliente. Só depois de ter percebido exactamente o que ele procura é que me sinto em condições para lhe apresentar o quero e, por ter sabido escutar, poder fazê-lo de forma incisiva e indo de encontro exclusivamente ao que ele necessita.

 

Mais informações na Página de Facebook da More Than Wine.

 

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