Papua
O verão está a chegar, mas o sucesso da Papua não é de hoje.
Criada em 2012 por Marta Santos, surgiu de uma paixão pessoal pela moda e o desejo de corrigir uma lacuna no mercado, auxiliadas por um espírito aventureiro inveterado.
Os biquínis únicos e de padrões exclusivos são a sua imagem de marca, bem como o sucesso, cuja sazonalidade não é e nunca será impedimento para almejar cada vez mais.
O que é/qual é o negócio?
Desenvolvimento criativo, produção e comercialização de moda-praia.
De onde nasceu?
O negócio surge do gosto por moda, em especial da vertente ligada à praia e desportos associados, juntamente com a perceção da pouca oferta que existia de marcas a este nível no mercado nacional.
Missão?
Acima de tudo, a aposta constante no design original dos nossos produtos, inovando nas formas, cores e padrões, criando no consumidor a ligação do produto com a marca e com um determinado estilo de vida. Ademais, o especial enfoque no atendimento personalizado e cuidado a cada cliente é uma preocupação constante.
Financiamento?
Financiamento próprio.
Promoção?
A comunicação da marca passa essencialmente pelos meios online, onde as redes sociais têm um papel preponderante, assim como temos estado presentes em eventos urbanos de moda e imprensa. A realização de algumas parcerias comerciais com outras marcas também nos tem ajudado na divulgação da Papua. Apesar de comercializarmos maioritariamente os nossos produtos através de vendas online, vamos passar a curto prazo para a presença em loja própria, o que nos permitirá chegar a mais variados tipos de público.
Onde esperam chegar?
Os nossos horizontes vão crescendo à medida que vamos evoluindo como marca. Essencialmente, queremos continuar a ter um crescimento sustentado garantindo sempre a maior qualidade. Com certeza que a capacidade que teremos ou não de nos internacionalizar vai condicionar os nossos objetivos no imediato.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Preparar uma coleção de biquínis é uma tarefa que envolve muito comprometimento e trabalho. No nosso caso em especial, foi ainda mais aliciante, uma vez que vínhamos de áreas tão distintas, como o marketing e o direito. Na verdade, logo após o lançamento da primeira coleção, as vendas surgiram quase de imediato. Foi com alguma surpresa que vimos todos os nossos biquínis terem enorme aceitação, e isso, naturalmente, desencadeou em nós um efeito muito positivo, produzindo novos investimentos.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso maior trunfo é sem dúvida o ingrediente menos secreto que temos: a qualidade.
O que sugerem a quem começa?
O estudo do negócio antes de investir é fundamental, nesta e em todas as áreas. Capacidade de diferenciação e evolução são fatores essenciais.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Sem dúvida o desenvolvimento de laços de cooperação e espírito de equipa com todos os nossos colaboradores.
Mais informações na página de facebook oficial do projeto.