Running Photos
A Running Photos é a nova especialista em relatar eventos desportivos através da fotografia, partilhando-os posteriormente numa plataforma online.
O que é/qual é o negócio?
A Running Photos é uma plataforma online com total integração com os sistemas dos organizadores de eventos desportivos que permite:
- aos atletas (profissionais, amadores ou ocasionais) aceder facilmente às suas fotografias - consulta e/ou aquisição;
- a empresas promover e activar as suas marcas, produtos e serviços de uma forma fácil e de baixo custo, mantendo uma associação a eventos emocionalmente marcantes.
De onde nasceu?
Quando um dos fundadores terminou a sua primeira maratona, alguns dias após o término da corrida, um dos serviços concorrentes à Running Photos [que se concentra apenas na venda de fotografias] queria vender-lhe as suas fotos a 60€ a unidade(!). Havia claramente oportunidade para fazer melhor e permitir que mais pessoas tivessem a oportunidade de ter os seus registos fotográficos dos seus momentos mais marcantes.
Missão?
O que move a Running Photos é permitir que um crescente número de participantes em eventos de running tenham o acesso facilitado, imediato e 'financeiramente democrático' aos melhores registos fotográficos. Em simultâneo, permitir a associação de empresas e marcas ao universo do running também de uma forma fácil, leve e com total controlo de custos.
Financiamento?
A Running Photos, até ao momento, e graças ao seu modelo de negócio, não necessitou de financiamento externo, sendo já um projeco totalmente sustentável.
Promoção?
Fruto das parcerias já firmadas com os maiores organizadores de eventos desportivos a nível nacional, a classificação e identificação automática de participantes e a consequente integração com as tabelas classificativas, a divulgação da Running-Photos fica assim [in]diretamente assegurada pelos canais já ativados de cada uma das provas.
Onde esperam chegar?
Considerando grandes provas: à maratona de Nova Iorque. No entanto, esta meta 'egoísta' deve ser conciliada com a cobertura de um número crescente de eventos de pequena e média dimensão, tanto a nível nacional, como internacionalmente.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Bem! [risos] Faz parte do processo de lançamento de qualquer novo projeto. A incerteza e respetivos riscos devem ser encarados e analisados com naturalidade, uma vez que não são um exclusivo das primeiras etapas das empresas: há sempre incerteza, mesmo quando não é percetível ou mensurável.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
A equipa e a sua paixão pelo desporto, fotografia e por tudo o que fazemos todos os dias.
O que sugerem a quem começa?
Dedicação e não ter medo de falhar - porque falha-se sempre - e assim aprender com os erros.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
'Definir bem o MVP (minimum viable product) e avançar para o mercado'
Há uma tendência para os fundadores se perderem em tornar o seu produto ou serviço perfeito, adicionando milhares de funcionalidades apenas para descobrir que o mercado não as quer, esgotando-se assim a oportunidade [e muitas vezes o investimento e o próprio projeto].
Mais informações em running-photos.com.