Empreendedorismo
RYG Shoes
O sonho da marca RYG nasce em 2014, quando Rita Yglésias Garcia se aventurou numa viagem ao desconhecido pelas fábricas de calçado do norte, levando apenas consigo os seus desenhos, em busca de um fornecedor que a ajudasse a concretizar o seu projeto.
A Ryg surge então como uma marca completamente exclusiva de loafers, cujo conceito se enquadra num estilo clássico mas urbano, com cores marcantes e com produções muito pequenas, o que tornam estes sapatos quase únicos nos pés de quem os calça.
O que é/qual é o negócio?
Exclusive Loafers é a assinatura da marca. Tratam-se de sapatos de modelo clássico loafer, adaptados ao contemporâneo, graças ao design inovador e materiais diferenciados. Totalmente portugueses e com a qualidade que se nos é reconhecida!
De onde nasceu?
Nasceu de um sonho antigo de desenhar sapatos. Apesar da minha área de formação ser marketing, área em que trabalhei todos estes anos, sempre desenhei roupa e sapatos e sempre desejei poder dedicar-me a algo mais criativo. Depois de uma mudança de vida, senti que era o momento, fui até Felgueiras e o sonho começou... passaram dois anos até chegar aqui!
Missão?
Levar os nossos sapatos e o nosso Portugal além fronteiras. Mostrar ao mundo que para além da qualidade também damos cartas no design e claro, dar às mulheres oportunidade de calçar uns sapatos altamente exclusivos (graças às poucas quantidades e fabrico ainda com uma componente artesanal muito forte).
Financiamento?
Capitais próprios. No entanto para que a marca dê o salto para um panorama internacional terei que recorrer a investidores que queiram participar nesta aventura!
Promoção?
Essencialmente redes sociais, e alguns contactos com programas de televisão e revistas que já publicaram. Em termos de comunicação a nossa mensagem é sempre de proximidade. Queremos que os clientes se sintam também donos da marca e que sintam eles próprios vontade de a dar a conhecer ao mundo.
Onde esperam chegar?
Gostaríamos de nos tornar uma marca internacional num espaço de 3 anos. A marca tem todo o potencial para continuar a crescer e surpreender com as suas coleções. Esperamos por isso estar a vender em cerca de 10 países num espaço de 3 anos.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Não há muito que dizer. Tem que se lidar e pronto. A estratégia foi sempre não dar um passo maior que a perna. Investimento contido, experimentação do produto no mercado e agora lendo as reações sentimos que é preciso e faz todo o sentido continuar. As pessoas simplesmente adoraram os sapatos e isso é a primeira porta que se abre. Depois desta, há que lutar por muitas outras, mas sempre um passo de cada vez, só assim conseguimos minimizar o risco e por consequência a incerteza.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Simplicidade. Pegar em algo clássico e dar-lhe apenas um toque. Penso que as pessoas procuram a simplicidade dentro de algo que se distinga, mas que não precisa de ser o exagero do excêntrico. A recetividade aos RYG tem sido fantástica.
O que sugerem a quem começa?
Na minha opinião é começar algo em que se acredita e se gosta realmente, isto é a estaca zero. E depois acho essencial não nos metermos em grandes investimentos quando ainda não temos um produto testado. Sobretudo, penso que devemos ser muito racionais nos investimentos iniciais, porque o que tiver que dar certo dá e não é por se colocar mais dinheiro que isso acontece. Depois claro, para uma marca crescer é preciso investir mas aí já estamos na segunda fase. Para começar o que diria é que não devemos querer dar um passo maior que a perna.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Não consigo precisar um conselho, mas consigo precisar uma pessoa que sempre admirei a nível profissional. Chama-se David Lopes e era Diretor-geral de uma empresa na qual trabalhei alguns anos no Grupo Jerónimo Martins. Para ele não havia limites, ele sonhava e levava as equipas atrás dele, contagiadas pela sua motivação. Transformou bastante a empresa em questão, com um espírito de inovação e garra sempre presentes.
Mais informações em rygshoes.com.