SCCOND
Sérgio Cardoso fundador e CEO da SCCOND esteve à conversa connosco para nos falar um pouco sobre este software dedicado à gestão de condomínios direcionado para Empresas e Particulares.

O que é/qual é o negócio?
O SCCOND é um software que permite gerir propriedades/condomínios facilitando assim os seus gestores nas tarefas diárias e na comunicação com os proprietários e prestadores de serviços.
Temos assim uma gestão transparente das propriedades para os seus proprietários, existindo sempre uma comunicação constante e disponibilização de informação entre quem efectua a gestão, com prestadores de serviços e/ou proprietários.
De onde nasceu?
Nasceu simplesmente quando a minha mãe teve de efectuar a gestão do condomínio, e com todas as tarefas de emissão de recibos, registo de ocorrências, orçamentos para manutenções, decidi efectuar a criação de um software que pudesse ter tudo registado de forma simples, e assim no momento das reuniões poder apresentar de forma clara e transparente toda essa informação registada anteriormente.
Missão?
Tornar a gestão de propriedades fácil e agil, com completa transparência para os seus proprietários, com total controlo de tudo o que acontece.
Também tentamos interligar neste momento os fornecedores de serviços aos gestores/proprietários, para de uma forma simples e directa, facilitar toda a burocracia de aceitação e confirmação de orçamentos.
Financiamento?
O financiamento sempre foram capitais próprios, no entanto, também existiu financiamento comunitário, através de uma campanha de crowdfunding, que possibilitou juntar 3 mil euros, para o projecto estar presente na Web Summit em Dublin em 2015. Com este tipo de financiamento, conseguimos uma "pré-validação" do projecto em si, vendo a sua aceitação a nível comunitário.
Promoção?
Neste momento não estamos a efectuar promoção do projecto, uma vez que, estamos em fase de restruturação de todo o produto, para acompanhar os nossos novos objectivos masi abrangentes, no entanto, devido à campanha de crowdfunding, existiu muito acompanhamento do projecto e até hoje o "boca a boca" tem funcionado bem, uma vez que trabalhamos directamente com condomínios e nesse aspecto é fundamental esta forma de promoção.
De qualquer forma, no lançamento da nova plataforma, vamos acompanhar principalmente com promoção online.
Onde esperam chegar?
Neste momento estamos focados em entrar no mercado Espanhol, mas também existem vários contactos com o Brasil e será uma forte possibilidade para o futuro.
Como lidaram com a incerteza inicial?
A incerteza inicial é sempre complicada, estará sempre ai, mas é importante existir uma forte aposta de todo o tempo disponível para cada projecto, não devemos assumir um "não", como a resposta correcta, ou até mesmo uma "falha" como algo que nos derrube.
O risco existirá sempre, mas devemos saber lidar com ele, e ultrapassar cada etapa passo a passo, não querendo dar vários passos de uma vez só. Penso que será mais fácil devagar e estável, do que depressa e com vários riscos associados.
Esta foi a nossa forma de lidar, devagar e de forma estável.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Trabalho arduo e constante, muita gente assume que um empreendedor/empresário tem uma vida "fácil", mas é precisamente o contrário, é quando se trabalha mais, por exemplo os contactos que consegui do Brasil, apareceram porque estive de férias duas semanas, e dessas duas semanas, penso que praticamente trabalhei todos os dias, sem um único contacto, apenas pesquisando na internet e tentando conseguir visitas a empresas para assim conhecer o mercado e ver as possibilidades existentes.
O que sugerem a quem começa?
A primeira sugestão será sempre nunca desistir, pois vão existir momentos bons, muito bons, mas também maus, momentos que nos podem levar a questionar tudo, se será que vale apena todo o tempo perdido, momentos em que recebemos respostas duras e frias que nos desmotivam, mas temos de ser nós a acreditar principalmente na nossa qualidade e acabar demonstrando que estavam errados.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
O melhor conselho que recebi, foi de um investidor, que sugeriu não focar-me apenas numa única gestão, pois poderia ser muito mais abrangente. Isso levou a mudar por completo a forma de pensar, e deixar apenas a gestão de condomínios, para gestão de propriedades no seu todo.
Mais informações em SCCOND.