Top Dox
O que é/qual é o negócio?
TOP Dox é uma plataforma multi-cloud para mobile e web, que permite aos utilizadores trabalharem em conjunto sobre qualquer serviço cloud e em qualquer tipo de documento. Pois quando os utilizadores estão na mesma plataforma cloud e usam as mesmas ferramentas Office, partilhar ficheiros e editar documentos em conjunto é fácil, o problema é quando os utilizadores estão em serviços diferentes e usam formatos de documentos diferentes. TOP Dox permite que pessoas em serviços cloud diferentes (GoogleDrive, Dropbox, OneDrive, Box) colaborem sem problemas de compatibilidade em documentos Microsoft Office, OpenOffice e GoogleDocs.
Com TOP Dox, os utilizadores podem sair da sua "caixa" e começar a fazer coisas em conjunto, com liberdade de plataforma e formato.
De onde nasceu?
O projeto-empresa arrancou no início de 2013 no Porto, tendo ganho o prémio Jovem Empreendedor em novembro desse mesmo ano. Em fevereiro de 2014 concorremos e fomos uma das 10 equipas escolhidas (entre 512 candidaturas de todo mundo) para um programa de aceleração de startups da Rockstart em Amesterdão. O programa teve a duração de 6 meses e terminou com 1 mês de trabalho e criação de rede em San Francisco e "Silicon Valley", onde tivemos a oportunidade de aprender, validar o projeto e ideias diretamente com pessoas ligadas à Google, Dropbox, Paypal, PDF Nitro, Unity3D, iSocket, entre outros. Depois da jornada internacional decidimos voltar a Portugal e desenvolver o projeto cá, pois achamos que existem o potencial necessário.
Missão?
Criar a melhor plataforma de colaboração “mobile”. Permitindo às pessoas serem igualmente produtivas em mobilidade como são no escritório.
Financiamento?
O projeto conta já com um investimento global superior a um milhão de Euros. Isto conta com o investimento dos sócios fundadores, a aceleradora holandesa Rockstart e com o fecha da nossa ronda de "seed capital" com a Portugal Ventures e a 2Bpartner em janeiro de 2015.
Promoção?
Optimização “ASO” na AppStore da Apple, blogposts, redes sociais e e-mail direto.
Onde esperam chegar?
Ser a plataforma de colaboração de referência nos dispositivos móveis, estando no “top ten” das apps de produtividade a nível mundial.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Este projeto foi criado e lançado em "part-time”, pois era necessário continuar a pagar as contas. Apenas ser tornou um projeto “full-time” quando fomos aceites pela aceleradora Rockstart, pois consideramos a primeira grande validação internacional.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Muito trabalho, dedicação e experimentação constante. O maior desafio de uma startup é validar cenários, isso só é possível com muita experimentação.
O que sugerem a quem começa?
Não tenham medo de de experimentar e falhar, só assim se consegue aprender e melhorar. Vão existir muitos dias em que vai dar vontade de desistir e em que vão ouvir alguém dizer que não vai funcionar, sejam persistentes e acreditem no vosso projeto até que efetivamente consigam testar e comprovar que não funciona.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Ouvir os nossos clientes e perceber o que eles querem e procuram no nosso produto. Façam isto desde o primeiro dia e desde o primeiro protótipo. Falem com os potenciais clientes/utilizadores, o feedback deles é mais importante do que o de qualquer especialista no sector.
Mais informações em top-docs.co.