Empreendedorismo
W E ∇ V I N G
A W E ∇ V I N G é a plataforma que permite a Rita Sevilha – uma arquiteta com a tecelagem como paixão – dar corpo e alma pelas suas peças decorativas criadas totalmente através da manufatura.
O que é/qual é o negócio?
A W E ∇ V I N G é um projeto/estúdio têxtil que através da criação de peças decorativas e funcionais - na sua maioria de tecelagem e tapeçaria - que pretende reinventar a tradição, unindo um saber do passado ao design e à contemporaneidade.
De onde nasceu?
Nasceu no dia em que de visita ao sótão da minha mãe redescobri uns teares que o meu avô materno me tinha feito para as aulas de 5º e 6º ano. Na altura recordei que adorava fazer tapeçaria e levei-os para casa. Foi o início do projeto.
Missão?
A grande missão do projeto é manter vivas estas artes têxteis, mostrando a sua versatilidade – da obra de arte ao design, passando pelo lado funcional. Afinal, vivemos rodeados de têxteis!
Financiamento?
Não houve. Tem vindo a financiar-se a ele próprio um dia de cada vez.
Promoção?
A promoção é feita nas redes sociais.
Onde esperam chegar?
Um passo de cada vez, gostava que o projeto deixasse de viver só de mim – que por agora sou quem desenha, cria e executa -, e dentro da mesma missão se tornasse mais global. E também gostava que ganhasse um lado artístico, no sentido de fazer instalações, passar ao tridimensional.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Continuamos a lidar. Acho que é um lugar comum para quem tem pequenos negócios/projetos e não sei se há grande formula para isso. É ir lidando, vivendo um dia atrás do outro.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Todas as encomendas, palavras de apreço e desafios que nos propõem são trunfos. E o ingrediente secreto é ser autêntico. É isso que faz com que os trabalhos se diferenciem uns dos outros nas mesmas áreas.
O que sugerem a quem começa?
Perseverança, muita! Humildade em doses generosas. Pensamento positive, sempre. E também, se possível, manterem outras fontes de rendimento até o projeto ser sustentável. Não existindo financiamento, a ansiedade quando os resultados não aparecem e há contas para pagar, pode ser castradora.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
O mundo já é complicado que baste, torna as coisas simples.
Mais informações em ritasevilha.com.