Empreendedorismo
10 coisas sobre Business Angels
HTML Editor - Full Version
Os Business Angels são pessoas que podem ser a solução para o arranque de uma startup, investindo monetariamente no negócio, e fornecendo também know-how em gestão e estratégia e o seu networking, para que o empreendedor encontre parceiros e clientes.
Mas antes de disponibilizarem a sua ajuda, os Business Angels têm de ser convencidos pelos empreendedores. Saiba no que é que eles estão interessados, os erros que não deve cometer e as vantagens que o esperam, caso estes decidam investir no seu projeto.
O que convence um Business Angel?
Equipa sólida: os Business Angels investem em pessoas. Se o projeto integrar pessoas de diversas áreas, com alguma experiência de trabalho em conjunto e que demonstrem proatividade e confiança, então está dado um dos primeiros passos rumo à ajuda para o arranque do negócio.
Negócio escalável: Se a visão do empreendedor se limitar ao mercado nacional, então mais vale procurar investimento noutro lugar. Este tipo de investidores olham para negócios com um grande potencial de crescimento e capacidade de internacionalização.
Clareza na oportunidade de mercado: O negócio deve explorar uma ideia que não seja rapidamente imitável, de forma a que o Business Angel saiba que irá receber dividendos do seu investimento.
O que os afasta?
Sobrevalorização o projeto: Não se convença que o seu negócio vale mais do que efetivamente vale.
Ausência de estratégia: A área geográfica em que pretende atuar, as indústrias e os segmentos nos quais operarão os seus produtos/serviços devem vir claramente identificados no plano de negócios.
Dar mais importância à tecnologia do que ao mercado: A valorização da tecnologia deve surgir da descoberta de uma necessidade de mercado e não o inverso.
Falta de preparação no pitch: Mentalize-se que tem de apresentar a sua ideia em poucos minutos - tem de saber resumir o seu projeto, mostrar que o conhece até ao mínimo detalhe e persuadir o Business Angel de que a sua ideia é a inovação que o futuro precisa. Caso vacile, ou não transpareça confiança naquilo que diz, então é provável que a reunião não lhe corra bem.
Equipa desequilibrada: os Business Angels não investem em projetos que tenham falta de recursos humanos em áreas chave do negócio, daí que a máxima organização do empreendedor neste campo seja crucial.
O que um Business Angel nunca lhe vai pedir?
Desconfie de qualquer investidor que se apresente como Business Angel e lhe pede o seguinte:
Garantias e cláusulas de exclusividade: Um Business Angel deseja ter um rápido retorno no seu investimento, logo a assinatura de cláusulas iriam deixar o empreendedor de “mãos atadas” para aceder a outras formas de financiamento.
Salários: O apoio que os Business Angels dão a um projeto materializa-se na noção de que estão preparados para perder dinheiro inicialmente, caso seja necessário, não fazendo sentido quererem receber honorários. Quando a empresa começar a lucrar, começarão também a surgir os seus dividendos.