Transmita boa impressão desde o primeiro contacto


Oferecemos grande importância à primeira reunião mas esquecemos-nos frequentemente de que a primeira impressão começa no primeiro e-mail ou no primeiro telefonema. Em qualquer uma destas situações, é fundamental ter em mente alguns aspectos que irão certamente ajudá-lo a transmitir uma boa impressão, garantindo uma relação saudável com o futuro cliente ou parceiro - aumentando igualmente as chances das suas propostas serem aceites.


Prima pela simpatia

Opte sempre por um tom de voz simpático e alegre, garantindo que o outro o percebe como alguém em quem pode confiar e com o qual poderá vir a ter uma amizade profissional duradoura. Um tom de voz mais seco ou frio poderá transmitir a ideia de que é rude e de que a comunicação não será positiva, abrindo igualmente caminho para que o outro não tenha a certeza de que pode confiar em si. Muitas destas impressões são transmitidas e recebidas inconscientemente devido a mecanismos biológicos fundamentais à nossa sobrevivência em sociedade, por isso, tenha extra atenção a estes detalhes. Mesmo que naturalmente não seja muito alegre, deverá fazer um esforço principalmente nestes momentos.


Mostre do que é realmente capaz

A primeira impressão pode também ser dada através do trabalho que já concluiu. Uma boa reputação junto de outros profissionais, livros publicados sobre a área, uma presença confiante, um discurso coerente e baseado em factos e experiências passadas, preços justos, e recomendações. Tudo isto faz parte do seu “portfólio” de competência e será importante quando se apresenta a alguém. Crie um media kit com toda a informação de que se orgulha e demonstre, na prática, o quão mais valia você poderá ser ao outro.


Esteja pronto a ajudar

Claro que o seu serviço tem um preço, contudo, é importante saber ajudar o outro no que for preciso. Com contactos, algumas ofertas, ou informação sobre a área de ambos, por exemplo. Isto irá demonstrar que está preparado para uma relação duradoura e que confia nele, desejando não somente o auto-crescimento mas também o crescimento da futura parceria.


Uma má impressão pode colocar em causa as suas parcerias futuras, por isso, faça os possíveis para mostrar o melhor de si e da sua equipa. Se for a uma apresentação ou reunião com um colega, fale com ele previamente para saberem como se comportar da melhor forma.


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