Chatbot: Como aumentar a interação com esta tecnologia


Se optou por implementar um chatbot no seu website mas este não alcança as interações que esperou, existem alguns ajustes que pode fazer, tornando esta tecnologia num verdadeiro assistente que facilite a comunicação entre a sua marca e o cliente. Apesar de ainda uma novidade, cada vez mais usuários usam e confiam nos chatbots pelo que normalmente o problema reside em procedimentos e não numa questão cultural.


Uma questão de apresentação

A melhor forma de levar o usuário a interagir com o chatbot é se este lhe for apresentado não como uma tecnologia de inteligência artificial que responde às suas perguntas mas sim como um assistente virtual ao dispor do cliente. Esta mudança de nome irá tornar o chatbot num elemento mais humano e menos distante do visitante. Por outro lado, enquanto que “chatbot” pode levar o cliente a pensar que se trata de um sistema de “sim” ou “não”, um “assistente” já pressupõe um maior nível de interação e possibilidade.


Dê uma cara ao seu assistente

Agora que chama assistente ao seu chatbot, dê-lhe um nome e uma cara - humanize-o. Estes pequenos detalhes irão tornar a experiência de falar com ele em algo mais pessoal e apetecível. Por exemplo, se a sua empresa tem uma mascote pode usá-la para este fim.


Dê uso à informação que recolhe

Idealmente, o seu chatbot deve conseguir detetar se aquele é um cliente novo ou antigo pois o marketing e as dúvidas serão distintas. Um novo cliente pode ver promoções especiais para novos membros, por exemplo, enquanto um cliente recorrente pode ver promoções para produtos que já adquiriu no passado. Para além disso, se já tem o nome do usuário, pode usá-lo para o cumprimentar. As possibilidades são quase infinitas e cabe a si tornar a experiência no mais pessoal possível.


Relembre o usuário da existência do assistente

Enquanto alguns usuários já sabem que podem procurar pelo assistente, outros desconhecem a existência deles, por isso, o ideal é criar um pequeno pop up ou aviso não agressivo que alerte para o chatbot.


A implementação das novidades da tecnologia passa primeiro por si e pela sua equipa mas, com o tempo, é necessário compreender as dúvidas e as inseguranças de quem as usa, especialmente quando falamos do seu cliente.


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