Chefia: Como criar uma relação mais pessoal com a sua equipa


Uma boa chefia não é apenas aquela que sabe delegar bem as tarefas mas também aquela que demonstra preocupação pela sua equipa enquanto pessoas, evitando vendo-as somente como números que produzem resultados para a empresa. Contudo, nem sempre esta aproximação é fácil, especialmente tendo em conta que deve manter alguma separação profissional de chefia / equipa.


LEIA TAMBÉM: SEO: O que é e quais as principais dicas (How To)


Não deixe a comunicação apenas para o trabalho

Se apenas fala com a sua equipa na hora de lhes pedir mais uma tarefa ou na altura de recolher resultados, irá transmitir a ideia de que a sua relação é somente isso mesmo, números e resultados. De vez em quando não tema perguntar como têm passado: se uma pessoa comentou que andava gripada, pergunte se já está melhor; se sabe que um deles foi pai ou mãe, pergunte como vai o filho; se houve uma mudança de casa questione sobre se gosta da nova morada. Lembre-se dos detalhes e não tenha receio de perguntar elementos leves, pouco intrusivos, mas que fazem a diferença.


Incentive a equipa a alcançar os seus objetivos

Se a equipa se sentir motivada e se perceber que você dá valor aos seus objetivos profissionais, terá uma maior tendência a dar o seu melhor e a permanecer consigo. Uma das formas é estar atento a cursos e a workshops que podem ajudar o crescimento de determinado membro, retirar as suas dúvidas sempre que estas aparecem, ter tempo para ouvir as suas preocupações, e ter em consideração as suas dicas e opiniões.


Não celebre apenas conquistas da empresa

Primeiro, claro, não se esqueça de celebrar pequenas e grandes conquistas da empresa como um novo projeto que foi aceite ou o aniversário do negócio. Contudo, celebre igualmente conquistas individuais como a formação de um membro, o seu casamento, o nascimento do seu filho, ou o seu aniversário. Não tem de celebrar sempre com uma grande festa mas dar uma palavrinha individualmente ou comprar uma lembrança é um gesto sempre bem visto que demonstra preocupação e atenção.


LEIA TAMBÉM: Pontualidade: As melhores dicas para nunca mais se atrasar


Uma boa relação será útil ao seu próprio crescimento profissional, assim como a um bom ambiente e a uma boa cultura que se apoiam na criação de uma empresa produtiva e da qual os membros não desejam sair, pelo contrário, o talento estará todo à procura de se juntar a si.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo 


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais