Cibersegurança: Como navegar na internet em segurança

Cibersegurança: Como navegar na internet em segurança

A cibersegurança da sua empresa não depende apenas de um antivírus e de um VPN mas também de proteção no que diz respeito à navegação na internet via browser.

17 de maio 2022

Antivírus e VPNs são essenciais na hora de proteger a sua empresa ou pequeno negócio de ciberataques, mas existe um elemento frequentemente esquecido e que é hoje em dia uma das principais preocupações da cibersegurança: a navegação na internet via browser. Além de websites desenhados para invadir o seu sistema, potenciando o acesso indesejado a dados sensíveis, alguns ataques decorrem em plataformas conhecidas que foram infectadas. Para o ajudar, trazemos dicas de como garantir uma proteção extra.

Mantenha os browsers atualizados

O primeiro passo para se proteger é certificar-se que todos os browsers estão atualizados, uma vez que, as marcas trabalham diariamente na atualização dos seus sistemas de segurança. É fundamental ainda ter atenção não apenas ao browser de eleição mas a todos os que possui no seu computador ou dispositivo móvel, garantindo que não tem problemas quando um dia precisar de os utilizar.

Os avisos a que já está habituado

Com um browser atualizado, é preciso recordar os velhos perigos da internet, nomeadamente, não visitar websites que não começam por https (cujo assegura a encriptação dos seus dados), não descarregar ficheiros de entidades desconhecidas, e não instalar programas de plataformas desconhecidas ou usando ferramentas de terceiros (cujas tendem a prometer instalações rápidas mas que potenciam a instalação de malware ou outro software indesejado).

Aperfeiçoar as definições de privacidade

Todos os browsers têm definições de privacidade que, por padrão, tendem a permitir diversas ações, facilitando uma navegação rápida. Contudo, isto significa que pode estar aberto a mais ameaças. Por exemplo, pode proibir a detecção da sua localização, a abertura automática de pop-ups e redirecionamentos, a leitura de cookies de terceiros, entre outros elementos que devem ser vistos um a um.

Procurar software de proteção

Da mesma forma que investe em antivírus (como o NOS Antivírus Pro), e VPNs para garantir a segurança dos seus aparelhos, deve refletir sobre a adoção de softwares que se especializam na sua proteção enquanto navega na internet. Soluções como o NOS Web Pro, estão em constante rastreamento, detetando e bloqueando websites maliciosos que podem colocar em risco a sua cibersegurança.

Não corra riscos desnecessários e invista na cibersegurança da sua empresa, especialmente se se encontra em trabalho remoto, garantindo a proteção dos dados sensíveis e o sucesso da sua marca. Lembre-se que a maioria dos ciberataques acontece em PMEs devido à tendência dos jovens empresários acreditarem que os hackers se focam nas grandes empresas - um mito perigoso.

Share this

Artigos Relacionados

  • Cibersegurança: As ameaças mais populares em 2022

    ciberseguranca

    Cibersegurança: As ameaças mais populares em 2022

    Conhecer as ameaças mais comuns no que diz respeito à cibersegurança irá ajudá-lo a proteger-se a todos os níveis.

  • Cibersegurança: Maus hábitos online que deve abandonar

    ciberseguranca

    Cibersegurança: Maus hábitos online que deve abandonar

    Quando se fala de cibersegurança é importante discutir softwares mas também maus hábitos que possa seguir.

  • Cibersegurança: Como comprar online com segurança

    ciberseguranca

    Cibersegurança: Como comprar online com segurança

    Adquirir produtos online está a tornar-se cada vez mais popular mas é preciso ter alguns cuidados na hora de o fazer.