Como melhorar o seu atendimento ao cliente e evitar que se torne num pesadelo


Um mau atendimento ao público irá manchar a sua imagem e levar a uma diminuição da procura, pois ficará marcado como uma marca que não se preocupa com a qualidade ou bem estar do cliente, por isso, perceba que elementos pode melhorar para evitar tornar a experiência num pesadelo.


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O contacto humano é indispensável

Evite que o cliente contacte demasiado com máquinas antes de chegar a uma pessoa. Ainda que para questionar sobre informações básicas, como horário de funcionamento ou local, as pessoas prefiram um meio rápido e prático (um chatbot, por exemplo), o mesmo não acontece na hora de reclamar - aqui o cliente quer uma resposta rápida mas sem rodeios, que explique concretamente qual será a solução aplicada.


Os canais de áudio são preferenciais

Explica um problema por e-mail ou sms pode ser demorado, por isso, peça o contacto telefónico do reclamante e questione-o sobre o problema diretamente. Lembre-se que deve deixar o cliente explicar todo o ocorrido sem interrupções. Demonstre que está descontente com o sucedido e que fará tudo para o resolver.


Conheça tudo o que for possível sobre o cliente

Se a compra foi feita online, então você terá certamente acesso aos detalhes da mesma e não deve questionar o cliente várias vezes sobre dados “básicos” e de consulta fácil. Demonstre que está a par do problema ou, pelo menos, do contacto da pessoa com a sua marca. De igual modo, se não consegue resolver o problema e o tem de passar a um colega, tenha a certeza de que lhe transmite a informação necessária, evitando que o cliente tenha de se repetir.


Não tenha receio de pedir ajuda a um colega

Se perceber que não tem os conhecimentos suficientes para ajudar o cliente, não tenha receio de pedir ajuda a um colega ou chefia. Se o fizer, indique isso ao consumidor para que este perceba que o problema está sim a ser resolvido e que não está apenas a ser empurrado de funcionário em funcionário.


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Lembre-se que deve ter calma na hora de falar com um cliente insatisfeito e aprenda a lidar da melhor forma com ele. O atendimento ao cliente é importante pois serve para tirar dúvidas ou ajudar a resolver problemas e, se a experiência for positiva, as pessoas tendem a preferir a sua marca, confiando nela para lhes fornecer qualidade.


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