Como melhorar a performance da sua equipa


A cultura da empresa, o stress acumulado, o início de um novo projeto, a desmotivação, a mudança de tecnologia e a entrada de novos membros são alguns dos elementos que podem diminuir a performance da equipa e, consequentemente, dos seus resultados. Enquanto chefia é fundamental compreender quais os problemas vividos pelos profissionais que trabalham consigo, garantindo um bom ambiente e todas as ferramentas de que estes precisam.


LEIA TAMBÉM: Como melhorar produtividade enquanto trabalhador remoto


Não tenha receio de perguntar

Criar pequenos questionários (escritos ou orais), são uma boa forma de se manter a par de problemas que a equipa possa estar a viver. Ainda que algumas mudanças sejam mais óbvias, como a atualização de softwares antigos ou a manutenção de computadores e outros aparelhos, podem existir elementos desconhecidos devido ao facto de não os usar, por exemplo. Deixe espaço para que os profissionais se sintam à vontade para pedir alterações que gostassem de ver implementadas.


Invista em tecnologia e softwares

Computadores demasiado antigos ou softwares desatualizados tornam tarefas simples num verdadeiro pesadelo, prejudicando gravemente a equipa. A incapacidade de realizar algo devido a ferramentas ultrapassadas irá desencorajar quem trabalha consigo, percebendo que exige resultados mas nada faz para auxiliar o outro a alcançá-los.


Preocupe-se com o bem-estar da equipa

Preocupações com o COVID-19, problemas familiares, a perda de um parceiro importante - tudo isto pode diminuir a performance de um profissional. Quando compreende que algo se passa, não tenha receio de chamar a pessoa e de falar um pouco com ela individualmente, perguntando se está tudo bem e oferecendo ajuda no que for necessário. Ao sentir-se apoiado, o profissional conseguirá superar os seus desafios.


Mostre o quanto confia no outro

Micro-gerir tudo o que a sua equipa faz ou partilhar feedback apenas quando algo corre mal, irá levar os profissionais a retrair-se. Dê-lhes liberdade para trabalhar e até solucionar os problemas mais pequenos, parabenizando sempre que uma vitória é conquistada.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Produtos old-school que não pode dispensar


Claro que a performance de cada um depende de muitos aspectos, incluindo da própria motivação pessoal do profissional, contudo, é fundamental não deixar passar estes pontos de forma a garantir que tudo corra pelo melhor da sua parte. Motive e ajude quem trabalha consigo e verá que os resultados irão aumentar.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais