Dicas para fazer chamadas telefónicas mais profissionais


O e-mail e as videochamadas são as formas mais usadas de comunicação mas os telefonemas continuam a fazer grande parte do modo como se contactam futuros clientes ou parceiros importantes. Ainda que possa parecer uma tarefa simples, é necessário ter em atenção alguns procedimentos, garantindo que não ocupa demasiado o outro, ao mesmo tempo que demonstra estar devidamente preparado para a conversa.


Escolha o melhor horário

Existem certos horários que compreendemos como serem “proibidos”, nomeadamente de manhã cedo, à noite, e à hora das refeições. As melhores horas para fazer um telefone são das 9h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00. Se este não é o primeiro contacto, pode ainda confirmar junto da pessoa qual o horário que lhe convém mais. Deste modo, mostra que respeita o tempo do outro e evita apanhar a pessoa numa hora em que está com demasiada pressa para avaliar bem a sua mensagem.


Aponte algumas notas sobre o seu objetivo

Se tem perguntas a colocar ou comentários a fazer, aponte-os num bloco que esteja consigo na hora da chamada. Assim evitará esquecer-se de informação fundamental ou acabar por ter de ligar uma segunda ou terceira fez para tratar daquele assunto de que se esqueceu.


Tenha consigo os dados da pessoa

Nome, nome da empresa, produtos e serviços disponíveis, são algumas informações de que eventualmente precisará e certamente não deseja esquecer-se destes detalhes ou ter de pausar a conversa para verificar documentos. Tenha tudo devidamente apontado junto dos seus objetivos para uma conversa fluída e profissional.


Opte por usar fones, um aparelho bluetooth ou bons speakers

Estas soluções são perfeitas para lhe libertarem as mãos, garantido que pode mexer no que precisar ou até mesmo escrever ao computador. De igual forma, esta opção tende a ser mais confortável do que ter o telemóvel na orelha por longos períodos de tempo.


Saiba deixar a mensagem certa no atendedor

Se optar por deixar uma mensagem no atendedor de chamadas lembre-se sempre de se identificar, revelar de forma concisa a razão do seu telefonema, e o número para o qual o podem contactar.


Cada meio de comunicação tem as suas regras e respetiva etiqueta sendo fulcral estudar bem quais são de modo a causar uma boa impressão e a ter maiores chances de conseguir a parcela ou o cliente que tanto quer.


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