Empreendedorismo
Dicas para construir um negócio enquanto trabalha
Muitas pessoas sonham em abandonar os seus trabalhos diários para embarcar numa aventura de empreendedorismo. Todavia, nem todos têm a possibilidade de o fazer – quer por obrigações contratuais, quer por limitações financeiras, quer por outras razões.
No entanto, são vários os empreendedores de sucesso que iniciaram as suas aventuras de negócios quando ainda estavam a exercer funções noutras empresas, permitindo-lhes assim uma transição mais suave para um novo estatuto, bem como uma sustentação mais estruturada para o seu novo projeto.
Eis algumas dicas para o fazer.
1.Estabeleça claramente a sua razão para iniciar um negócio
Perceber o “porquê” é o primeiro passo crucial que deve dar. Talvez esteja motivado pela ideia de ser o seu próprio chefe, ou ser independente financeiramente, ou ter mais tempo livre, ou poder exibir mais criatividade, ou qualquer outra coisa – o que importa realmente é estabelecer com clareza os seus motivos e garantir que são suficientes para o fortalecerem ao longo do caminho.
2. Comprometa-se com o seu sonho
Desejar fazer algo e comprometer-se a fazê-lo são duas coisas completamente distintas. Se está certo do seu empreendimento, tome como uma obrigação levá-lo até ao sucesso, procurando sempre soluções perante todas as adversidades sem cair na tentação de desistir.
3. Crie uma visão pessoal
Pense no que deseja que o seu negócio se torne dentro de um ano e escreva-o. Seja específico e detalhado – qual a sua atividade, quem são os seus clientes, qual é o seu lucro mensal, etc. Revisite esta “previsão” diariamente focando-se sempre no resultado final – um negócio enérgico e de sucesso.
4. Esteja SEMPRE aberto à aprendizagem
Pesquise e estude tudo o que encontrar e que seja pertinente ou relacionado com o seu negócio. Nos dias de hoje, a Internet é a maior e mais extensa biblioteca do mundo, pelo que aproveite a abundância de informação para se enriquecer. Não tenha medo de tirar cursos, procurar um mentor ou comprar livros. Quanto mais estudar mais especialista ficará no seu ramo.
5. Mantenha-se positivo no seu (outro) trabalho
Reconheça todos os dias algo de positivo no seu trabalho – desde os bons colegas àqueles feriados que calham mesmo bem. O objetivo é procurar motivação e coisas boas para continuar a suportar o seu projeto paralelo.
6. Objetivos diários
Dê passos pequenos, mensuráveis e cuidadosos a cada dia no seu novo negócio, mas não se esqueça de interiorizar que haverá sempre alturas em que o progresso irá estagnar. Algum do trabalho será aborrecido, mas aprenda que tudo faz parte do processo de crescimento do seu negócio e que, com dedicação, começará a ver resultados brevemente.