Os pontos principais a incluir no relatório de performance da equipa


Normalmente realizados no mínimo uma vez por ano, os relatórios de performance são uma excelente forma de se manter a par dos resultados da equipa, ao mesmo tempo que lhes comunica os seus pontos fortes e aqueles que precisam de ajustes. Se pretende criar uma análise produtiva, não se esqueça destes elementos.


LEIA TAMBÉM: Chefia: Como comunicar com a equipa em momentos de crise


Comunicação

Saber comunicar corretamente é a diferença entre fazer ou não um bom trabalho. Tratar os colegas com respeito, pedir ajuda quando necessário, saber explicar os seus resultados da melhor forma, tudo isto é importante na hora de analisar a comunicação dos membros.


Trabalho em equipa

Para além de não poder haver receio em pedir ajuda, os profissionais não devem ter medo de ajudar o próximo, temendo perder o seu lugar. É fundamental que a equipa pense e trabalhe como uma equipa, permitindo-lhe resolver problemas em conjunto e encontrar soluções inovadoras. Adicionalmente, quanto maior entreajuda existir, melhor será o ambiente e a cultura da empresa.


Resolução de problemas

Por outro lado, é fulcral que os membros aprendam a resolver problemas sozinhos, garantindo que não interrompem constantemente os colegas. Por exemplo, em vez de chamar uma chefia cada vez que a impressora não funciona, o funcionário deve prestar atenção e perceber quais as avarias mais comuns, assim como as respetivas soluções.


Qualidade do trabalho e capacidade de respeitar prazos

Quando um profissional entrega o seu trabalho com atraso ou feito à pressa, é importante compreender o porquê de isto estar a acontecer. Talvez ele tenha dúvidas, talvez não tenha percebido corretamente qual o objetivo, talvez o prazo limite de entrega lhe tenha sido mal comunicado. Não presuma que o funcionário é apenas incompetente e, com ele, descubra formas de o recuperar e de o ajudar a melhorar.


Pontualidade e assiduidade

A maioria dos horários de trabalho são feitos a pensar nas tarefas que devem ser executadas nesse período de tempo, por isso, atrasos constantes acabarão por prejudicar os resultados do funcionário e da empresa. De modo semelhante, faltas injustificadas consecutivas vão obrigar a restante equipa a trabalhar o dobro, tendo agora a seu cargo as tarefas do membro em falta, algo nada positivo para a sua produtividade e níveis de stress.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Produtos old-school que não pode dispensar


Os resultados do relatório devem ser apresentados individualmente a cada profissional, garantindo privacidade enquanto discutem os pontos fortes e aquilo que tem ainda espaço para melhorar. Evite criticar quem trabalha consigo à frente da equipa pois isso irá prejudicar a sua auto-estima e a sua produtividade.


Keywords: Relatório de Performance, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais