Portfólio: Como se promover da forma mais correta
Quando se prepara para lançar um negócio, ou quando apresenta um currículo, pode ser difícil promover-se sem transmitir uma ideia de egocentrismo. Se tem vergonha ou algum receio em falar das suas conquistas, trazemos dicas que o irão ajudar.
Acumule testemunhos
Reviews, e-mails de agradecimento, e entrevistas são as formas mais simples de partilhar os testemunhos positivos ao seu trabalho. Não tenha receio de demonstrar este feedback pois ele é prova concreta dos seus bons resultados e das suas conquistas.
Crie um portfólio
Para além do óbvio (desenhos, fotografias, artigos, revistas) pode incluir aqui cartas de recomendação, convites para palestras, entre outros. Uma pasta que demonstre o seu trabalho, as suas habilidade, e os resultados que consegue alcançar. Estes documentos normalmente ficam de fora do currículo para não o encher com demasiada informação, contudo, pode e deve ser levado aquando da entrevista de emprego ou da reunião de apresentação.
Evite usar demasiados adjetivos
Mencionar que é considerado um “bom profissional” por quem já trabalhou consigo trata-se do uso de adjetivos vagos e que não comprovam em nada as suas habilidades. Mantenha-se junto de números e de conquistas concretas, não embelezadas. Quanto mais prático for na sua descrição, melhor será compreendido.
Falarmos de nós nem sempre é fácil e podemos cair no risco de não sermos tão objetivos quanto na hora de descrever outra pessoa. Olhe para si e compreenda quais os pontos que de facto o tornam num bom profissional.
Keywords: Portfólio, Currículo, Curriculum Vitae, CV, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo