Torne-se numa pessoa confiante
Em qualquer negócio, para além da comunicação é importante que os seus colegas, parceiros e clientes confiem em si, não apenas no sentido de saberem que o seu trabalho é bom mas também no sentido em que sentem que têm confiança em si e nas suas capacidades. Descubra como transmitir aos outros o seu eu confiante.
1. Mantenha o contacto visual
Se não olhar os outros nos olhos acabará por transmitir uma mensagem de insegurança. Durante uma conversa ou uma reunião mantenha o contacto visual na pessoa a quem se está a dirigir por 60% do tempo.
2. Seja pontual
Ser pontual irá mostrar o quão responsável é, um elemento fundamental para que os outros confiem em si. Para além da pontualidade física, responda a e-mails atempadamente e tente ao máximo atender todas as chamadas, especialmente as importantes.
3. Mostre interesse no outro
Nós temos a confiar mais em quem conhecemos, por isso, é importante ser curioso e tentar saber mais sobre quem o rodeia. Pergunte sobre os seus passatempos e sobre os seus gostos, partilhe um pouco de si e crie uma relação próxima de amizade com o outro.
4. Diga sempre a verdade
Ainda que maioritariamente tenhamos sorte, de certeza que já teve experiências menos positivas - acontece a todos. Seja natural e real, partilhe com o outro as suas experiências boas mas também aquelas que correram menos bem. Isto torná-lo-á mais humano e mostrará ao outro que confia nele o suficiente para lhe contar tudo - e todos apreciamos honestidade.
ARTIGOS RELACIONADOS
Como motivar equipas