Truques para prestar mais atenção ao que o outro diz
Para se ser um empreendedor de sucesso é fundamental estar atento ao que lhe é comunicado especialmente em reuniões ou eventos de empreendedorismo. Porém, devido às distrações, nem sempre é fácil manter-se atento à conversa, por isso, descubra alguns truques que o irão auxiliar nesta tarefa.
Manter uma mente aberta
Evite deixar-se apanhar por uma discussão onde ambas as partes concordam ou discordam constantemente. Isto acontece especialmente quando o assunto é delicado, por exemplo, religião ou política, e uma parte (ou ambas) está demasiado concentrada em defender cegamente a sua perspetiva. Isto culmina na falha de informação pois esta é de um modo geral ignorada por ser considerada como “automaticamente incorreta”. Independentemente de concordar ou discordar de algo, deve ouvir e analisar o que o outro tem para dizer.
Não se deixe levar pela emoção
Depois de uma conversa acesa ou quando comunica com alguém com o qual não se dá bem, é comum que a pessoa se recuse a ouvir o que o outro tem para dizer, mesmo que essa informação seja fundamental para um projeto de trabalho. Deve saber diferenciar opinião, de assuntos de trabalho.
Esteja disponível para aprender
Os profissionais que acreditam que já conhecem tudo sobre determinada área, acabam muitas vezes por não ouvir tudo o que lhes é dito sobre essa mesma área por pensarem ser informação incorreta ou redundante. Contudo, ninguém conhece nada a fundo e novas estratégias e teorias estão sempre a surgir.
Mantenha-se aberto a outras opiniões e conhecimentos, de forma a sentir-se cativado e interessado no que o outro tem para dizer. Seja em que ocasião for, saber ouvir é fundamental para construir boas relações pessoas e profissionais.
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