Videoconferência: Como se destacar na hora de falar
Enquanto numa reunião presencial é relativamente simples se fazer ouvir, o mesmo não acontece quando diante de si tem várias câmaras que representam profissionais diferentes. No meio desta poluição visual, qual será a melhor forma de se destacar? Esta capacidade é fundamental à criação de boas relações profissionais e, por vezes, ao sucesso da sua proposta.
Olhe para a câmara
Um dos erros mais repetidos por quem não está habituado a falar com a câmara é o olhar para o monitor ou para o ecrã onde aparece a sua própria imagem. O ideal é dirigir-se para a câmara, dando a sensação de que está a olhar diretamente para o outro. Esta pequena mudança irá chamar a atenção de quem o observa.
Mantenha uma postura firme
Sente-se direito e não tenha medo de falar com convicção. Uma divisão confortável pode levá-lo a falar de forma suave mas isto acabará por distrair o outro. Na hora de se apresentar, não tenha receio e fale com o mesmo tom de voz que usaria numa reunião presencial. Lembre-se também que o outro pode não conseguir ouvi-lo tão bem devido a auriculares ou a headphones menos próprios para a ocasião, tornando a audição diminuta.
Centre a câmara
Cuidado com os ângulos, com a luz e com a posição da câmara. Deve estar bem iluminado (idealmente com luz solar ou luz branca) e centrado na imagem: a sua cara deve estar de frente, no meio do retângulo. De igual modo, limpe o pano de fundo e não demonstre desarrumação ou outros elementos que possam distrair o outro ou transmitir uma ideia de pouco profissionalismo.
Não se distraia
Por outro lado, mantenha-se atento quando o outro fala pois a sua distração será facilmente captada tanto pelo orador como pelos restantes presentes. Não escreva, não use o smartphone, não aproveite para ver as redes sociais. Respeite o outro e verá que na altura de falar, você será respeitado.
Use a opção de chat
Se tiver de demonstrar alguma coisa que possa ser enviada pela função de chat, faça-o. Pode enviar documentos, imagens e até links, auxiliando a sua apresentação. Mais do que ver o seu ecrã ou ouvir apenas o que diz, esta possibilidade irá dinamizar a participação, tornando-a menos monótona.
Um ambiente aparentemente menos profissional pode enganá-lo, por isso, cuidado! Encare uma videochamada como um evento presencial e evite cometer erros que prejudiquem o objetivo da conversa.
Keywords: Videoconferência, videochamada, Videocall, Skype, Discord, Zoom, Google Duo, Office 365, Trabalho Remoto, Teletrabalho, Remote Work, Nómada Digital, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo