Empreendedorismo

Associação


Não raramente, grupos de pessoas da mesma profissão, amigos com projetos comuns ou colegas de atividades recreativas, educativas ou culturais resolvem criar uma forma de representação pública a partir de uma Associação.

 

A Associação define-se assim como um conjunto de pessoas que se reúne com interesses e objetivos comuns. Apesar de ser efetivamente dotada de património e proceder a movimentações financeiras, este tipo de organização é desenvolvido sem fins lucrativos, uma vez que quando os membros integrantes desejam obter lucros, podem optar pela criação de uma sociedade.

 

A Associação é constituída por três órgãos:
- Assembleia Geral: é o órgão máximo da associação competindo-lhe aprovações de planos, estatutos e relatórios, sendo dirigida por uma Mesa que poderá ter a seguinte configuração: um presidente, vogal e secretário;
- Direção: com a função de gerir, tem um mínimo de 3 membros, podendo a sua configuração ser: um presidente, secretário e tesoureiro.
- Conselho Fiscal: faz o controlo de contas e deve ser constituído por número ímpar de membros, entre os quais se contará um presidente.

 

É ainda de referência obrigatória que as associações prosseguem livremente os seus fins sem interferência das autoridades públicas, não podendo ainda ser dissolvidas pelo Estado.

HTML Editor - Full Version

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Qual o tipo de Sociedade Comercial mais adequada para a sua empresa

Empresário em Nome Individual

Sociedade Por Quotas

Sociedade Anónima

Cooperativa

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais