Empreendedorismo

Business Model Canvas


O Business Model Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica que permite esboçar ou desenvolver modelos de negócio (novos ou pré-existentes), constituindo-se na prática como um mapa visual que contém nove blocos a preencher.

 

O modelo pode ser geralmente dividido em duas grandes secções: a da direita, que engloba elementos mais subjetivos e emocionais e a da esquerda guarda os elementos mais lógicos e estruturais. No entanto, os nove blocos relacionam-se e comunicam entre si – explicitamo-los a todos, a seguir.

 

 

Segmentos de Clientes (Customers Segments)

– Para quem vamos criar valor?

– Quem são os nossos clientes mais importantes? (Ex.: Mercado de Massas)  

 

Proposta de Valor (Value Proposition)

– Que proposta de valor traremos ao nosso segmento de clientes?

– Quais são os problemas dos clientes que a empresa ajuda a resolver?

– Quais são os produtos e serviços que vamos oferecer a cada Segmentos de Clientes?

– Que necessidades dos clientes nos propomos satisfazer?

 

Canais de Distribuição (Channels) 

– Através de que canais o Segmento de Clientes será alcançado?

– Como estão eles a ser alcançados hoje?

– Como é que os canais estão ligados entre si?

– Qual é o canal que funciona melhor?

– Qual é o canal com melhor relação qualidade/preço?

– Como é que os canais se vão ajustar às rotinas dos clientes?

 

Relações com os Clientes (Customer Relationships)

– Que tipo de relação o Segmento de Clientes espera da empresa?

– Que relações estão já estabelecidas?

– Como é que estas relações se relacionam com outros aspetos do negócio?

– Quanto custam as relações existentes? (Ex.: Assistência Personalizada)  

 

Fontes de Receita (Revenue Stream) 

– Por que valor o Segmento de Clientes está disposto a pagar?

– Pelo que é que eles pagam atualmente?

– Como é que o Segmento de Clientes paga hoje?

– Como é que eles prefeririam pagar?

– Qual é a contribuição de cada fonte de receita para a receita total?

 

Recursos-Chave (Key Resources)

– Que recursos-chave a proposta de valor exige?

– E os canais de entrega?

– E as relações?

– E as fontes de receita?

 

Atividades-Chave (Key Activities)

– Que atividades-chave a proposta de valor exige?

– E os canais de entrega?

– E as relações?

– E as fontes de receita? (Ex.: Resolução de Problemas)  

 

Parceiros-Chave (Key Partners) 

– Quem são os nossos parceiros-chave?

– Quem são os nossos fornecedores-chave?

– Que recurso-chave a empresa consegue obter através dos parceiros-chave?

– Que atividades-chave os parceiros-chave exercem? (Ex.: Redução do risco e da incerteza)  

 

Estrutura de Custos (Costs Structure) 

– Quais são os custos mais importantes do modelo de negócios?

– Quais são os recursos-chave mais caros?

– Quais são as atividades-chave mais caras? (Ex.: O seu negócio é mais orientado para a geração de valor ou mais condicionado pelos custos? 

 

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