Empreendedorismo
Business Model Canvas
O Business Model Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica que permite esboçar ou desenvolver modelos de negócio (novos ou pré-existentes), constituindo-se na prática como um mapa visual que contém nove blocos a preencher.
O modelo pode ser geralmente dividido em duas grandes secções: a da direita, que engloba elementos mais subjetivos e emocionais e a da esquerda guarda os elementos mais lógicos e estruturais. No entanto, os nove blocos relacionam-se e comunicam entre si – explicitamo-los a todos, a seguir.
Segmentos de Clientes (Customers Segments)
– Para quem vamos criar valor?
– Quem são os nossos clientes mais importantes? (Ex.: Mercado de Massas)
Proposta de Valor (Value Proposition)
– Que proposta de valor traremos ao nosso segmento de clientes?
– Quais são os problemas dos clientes que a empresa ajuda a resolver?
– Quais são os produtos e serviços que vamos oferecer a cada Segmentos de Clientes?
– Que necessidades dos clientes nos propomos satisfazer?
Canais de Distribuição (Channels)
– Através de que canais o Segmento de Clientes será alcançado?
– Como estão eles a ser alcançados hoje?
– Como é que os canais estão ligados entre si?
– Qual é o canal que funciona melhor?
– Qual é o canal com melhor relação qualidade/preço?
– Como é que os canais se vão ajustar às rotinas dos clientes?
Relações com os Clientes (Customer Relationships)
– Que tipo de relação o Segmento de Clientes espera da empresa?
– Que relações estão já estabelecidas?
– Como é que estas relações se relacionam com outros aspetos do negócio?
– Quanto custam as relações existentes? (Ex.: Assistência Personalizada)
Fontes de Receita (Revenue Stream)
– Por que valor o Segmento de Clientes está disposto a pagar?
– Pelo que é que eles pagam atualmente?
– Como é que o Segmento de Clientes paga hoje?
– Como é que eles prefeririam pagar?
– Qual é a contribuição de cada fonte de receita para a receita total?
Recursos-Chave (Key Resources)
– Que recursos-chave a proposta de valor exige?
– E os canais de entrega?
– E as relações?
– E as fontes de receita?
Atividades-Chave (Key Activities)
– Que atividades-chave a proposta de valor exige?
– E os canais de entrega?
– E as relações?
– E as fontes de receita? (Ex.: Resolução de Problemas)
Parceiros-Chave (Key Partners)
– Quem são os nossos parceiros-chave?
– Quem são os nossos fornecedores-chave?
– Que recurso-chave a empresa consegue obter através dos parceiros-chave?
– Que atividades-chave os parceiros-chave exercem? (Ex.: Redução do risco e da incerteza)
Estrutura de Custos (Costs Structure)
– Quais são os custos mais importantes do modelo de negócios?
– Quais são os recursos-chave mais caros?
– Quais são as atividades-chave mais caras? (Ex.: O seu negócio é mais orientado para a geração de valor ou mais condicionado pelos custos?