Empreendedorismo

Factoring


O Factoring é um instrumento financeiro de curto prazo que consiste na aquisição de créditos de curto prazo (faturas), resultantes do fornecimento de bens ou serviços. O seu maior objetivo é prestar apoio à gestão de tesouraria das empresas, através da conversão de créditos comerciais sobre devedores, em liquidez imediata.

 

Este instrumento envolve três intervenientes: a instituição financeira que presta o serviço de factoring (FACTOR), a empresa de vende determinado produto ou serviço e cede a sua fatura à Factor (ADERENTE) e a empresa compradora dos produtos ou serviços disponibilizados pelo aderente (DEVEDOR).

 

 

Modalidades

- com recurso: quando o factor tem o direito de receber do aderente o valor do adiantamento, caso o cliente não pague o valor em divida;

- sem recurso - quando o factor assume o risco da operação, no caso do cliente não pagar o valor em dívida o factor não tem o direito de pedir o reembolso do valor do adiantamento.

 

Vantagens

- Redução de prazos de recebimento com a inerente antecipação de recebimentos;

- No caso de factoring sem recurso, existe a possibilidade de retirar do seu balanço o valor correspondente aos créditos cedidos;

- Transferência do risco e responsabilidade de cobrança para o Factor;

- Redução de carga administrativa.

 

Desvantagens

- Factor pode efetuar suspensão de crédito (mediante incumprimentos);

- Relativamente à totalidade dos créditos que a Aderente possa propor, à Factoring reserva-se o direito de aceitar apenas alguns deles.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Leasing

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais