Empreendedorismo
Gestão de Projeto
A gestão de projeto é o processo de planeamento e organização de tarefas para concretizar um projeto de sucesso. Neste sentido, vale a pena esclarecer que por projetos se entendem esforços temporários e individuais designados para um resultado específico, como por exemplo, planear um evento para promoção do lançamento de um perfume.
O projeto diferencia-se de uma operação que se caracteriza por ser uma atividade permanente e repetitiva para o desenvolvimento de produtos ou serviços. A diferença entre ambos não é apenas conceptual, uma vez que a gestão dos dois requer cuidados e capacidades diferentes, o que implicará também estratégias distintas.
O principal objetivo da gestão de projeto é alcançar todos os objetivos estabelecidos para o projeto dentro de determinados limites – informação esta que geralmente está discriminada num manual de projeto, criado no início do desenvolvimento do mesmo.
Numa abordagem mais tradicional, distinguem-se cinco grupos de processos no desenvolvimento de um projeto:
- Iniciação;
- Planeamento;
- Execução;
- Monitorização;
- Encerramento.
Deve notar-se que nem todos os projetos vão passar por todas estas etapas, já que alguns podem ser, por exemplo, encerrados antes do esperado; da mesma forma, é possível que outros projetos passem pelos estágios 2, 3 e 4 múltiplas vezes.
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