Empreendedorismo
IRS
O IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares) é o imposto que tributa o valor anual dos rendimentos de indivíduos residentes em território nacional e dos rendimentos obtidos em Portugal por não residentes. O IRS aplica-se aos rendimentos gerados ao longo do ano, sendo pago no ano seguinte, ou seja, o IRS de 2013 será devido em 2014. É um imposto progressivo, já que é aplicado em função do nível de rendimento do sujeito – maior rendimento, maior taxa de imposto.
São considerados, neste imposto, os rendimentos provenientes de:
- Trabalho dependente – Categoria A;
- Empresariais e profissionais – Categoria B;
- Capitais – Categoria E;
- Prediais – Categoria F;
- Incrementos patrimoniais (mais -valias) – Categoria G;
- Pensões – Categoria H.
Deve, contudo, levar-se em conta que durante o ano são aplicados descontos noutras situações – retenções na fonte – e que acabam por funcionar como um pagamento adiantado que se processa no momento em que se obtém os rendimentos. Por outro lado, existem também algumas despesas que propiciam benefícios fiscais e que funcionam como deduções ao imposto (por exemplo, despesas de saúde ou educação).
Se no cálculo do imposto se constatar que foram efetuadas mais retenções do que as necessárias, há lugar a um reembolso do IRS; caso contrário, será necessário efetuar um pagamento.
O portal das Finanças disponibiliza um simulador que auxilia no cálculo do IRS a receber/pagar.
ARTIGOS RELACIONADOS
IRC
Simuladores