Empreendedorismo
Marketing Direto
É um facto evolutivo: cada vez mais o consumidor individual tem maior poder sobre as empresas com que se relaciona e exige soluções cada vez mais personalizadas para as suas necessidades, pelo que, para as empresas, as formas de comunicação individualizadas ganham importância. O marketing direto responde a essa necessidade de personalização e informação, ao oferecer instrumentos que permitem comunicar diretamente com os clientes ou clientes potenciais, a um menor custo e com maior eficácia em relação aos meios de comunicação tradicionais.
Este tipo de marketing sofreu muitas alterações ao longo das últimas décadas, tendo começado como um mero anúncio boca-a-boca de produtos e serviços e evoluindo para outros meios como rádio, televisão e internet. O marketing direto é uma das táticas de marketing mais agressivas, pois visa atingir diretamente cada consumidor nos meios de comunicação mais diversificados possíveis, criando uma relação com o cliente através de um diálogo - já que aqui convém que a empresa ouça, de facto, a opinião dos clientes para continuar a responder às suas necessidades.
Os objetivos do marketing direto são variados:
- Pesquisa (perfil de clientes, necessidades, etc);
- Divulgação e promoção de venda (apresentação de produtos e ofertas específicas a clientes);
- Conquista de novos clientes;
- Identificação de prospects (clientes potenciais);
- Fidelização de clientes;
- Rentabilização da força de vendas.