Empreendedorismo

Matriz BCG


A matriz BCG é um modelo de planeamento criado por Bruce Henderson que se baseia na ideia do ciclo de vida de um produto e no princípio da divisão das linhas de negócio de uma empresa em quatro categorias, de acordo com a taxa de crescimento do mercado e da quota de mercado relativa.

 

Para que a análise seja possível, é necessário posicionar os produtos e classifica-los nos quadrantes da matriz.

 

 

- Ponto de Interrogação: baixa quota de mercado e baixo retorno sobre ativos. Exigem grandes investimentos;

- Estrela: produtos líderes que geram muita receita e requerem muito investimento;

- Vaca Leiteira: produtos-base da empresa, que não necessitam de muito investimento mas têm lucros altos continuados;

- Cão: produtos a evitar ou minimizar, pois têm quota de mercado baixa e margem de crescimento baixa. A melhor estratégia pode passar por desistir deles.

 

Desta forma, geram-se quase automaticamente algumas estratégias standard para cada um deles.

 

- Ponto de Interrogação: ganhar quota de mercado ou desistir;

- Estrela: manter liderança;

- Vaca Leiteira: rentabilizar;

- Cão: desistir ou reformular produto.

 

A matriz BCG ajuda os gestores de marketing e vendas a analisar os produtos que são comercializados pela empresa, identificando aspetos cruciais para a sua manutenção e sucesso no mercado. A empresa precisa saber qual é a possibilidade de crescimento de um produto, a sua condição perante o fluxo de caixa, a aceitação do público, entre outras coisas - por isso, é preciso que o domínio desta ferramenta seja ágil e que a utilize da forma mais eficaz possível.

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