Cibersegurança: Maus hábitos online que deve abandonar


A NordVPN, uma das maiores e mais populares marcas no que diz respeito à cibersegurança, lançou recentemente um estudo com os comportamentos de risco mais encontrados junto das pessoas que usam a internet no seu dia-a-dia, para trabalhar ou apenas como forma de lazer. Esta lista irá ajudá-lo a detectar falhas e a melhorar a sua cibersegurança.


LEIA TAMBÉM: VPN: O que é? Como funciona?


O velho truque da password única

Memorizar várias passwords pode ser tarefa difícil, especialmente se foge de coisas como “123456”, levando-o a optar por uma boa palavra usada em todas as plataformas. Isto pode parecer vantajoso mas basta que o hacker encontre a password para ter acesso às suas redes sociais, banco, cartões de crédito, e outra informação pessoal. Opte por uma password para cada conta, usando gestores para as memorizar ou então apontando-as numa folha de papel - nunca num documento no seu computador


Não usar a autenticação em dois passos

As redes sociais e quase todos os softwares que guardam informações pessoais já permitem a ativação da autenticação em dois passos. Aliados à sua password, terá de ter consigo outra via de verificação, como o seu smartphone. Se o hacker conseguir o seu acesso, não será capaz de passar pela segunda fase pois essa precisa da sua atuação direta - inserir um código que chega via sms ou aplicação.


Não usar um bom anti-vírus

Não usar antivírus ou optar por um gratuito porque “não é interessante o suficiente para ser hackeado” pode prejudicá-lo. Os seus cartões de crédito podem ser roubados, bem como a sua morada e outra informação pessoal. Os dados de acesso do website da sua empresa ficam em risco e este pode até ser eliminado. Se acredita mesmo assim que não possui informação digna de ser roubada, lembre-se que as suas redes sociais podem rapidamente tornar-se numa plataforma de partilha de comentários racistas, vídeos pornográficos, entre outros, colocando a sua integridade em causa.


Abrir e-mails da “Netflix” sem confirmar o remetente

A popularidade de websites como a Netflix ou a Amazon tornam-nos nos alvos mais comuns das tentativas de phishing. O assunto é sempre o mesmo, “o seu pagamento expirou, clique aqui para renovar a sua assinatura”. Contudo, o link fornecido serve apenas para lhe roubar os dados. Quando receber uma destas mensagens elimine-a imediatamente e vá até ao seu perfil, local onde poderá confirmar, em segurança, qual a sua situação.


Estes são alguns dos erros mais comuns e que comete por desconhecimento, distração ou até a inevitável preguiça. Independentemente de trabalhar em casa ou não, tenha sempre atenção e invista na sua cibersegurança.


Keywords: Cibersegurança, NordVPN, Antivírus, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais