Dê liberdade à sua equipa, pare de controlar tudo
É comum que as chefias sintam a necessidade de conferir constantemente que tudo está a correr bem, evitando surpresas. Isto é especialmente verdade, quando o profissional tem um grande sentido de responsabilidade e vê os erros da sua equipa como os seus próprios erros. O problema é que este comportamento levará a um mau ambiente da empresa, incentivando os funcionários a saírem.
Mantenha a qualidade ao seu lado
Na hora de contratar, tente ao máximo garantir que os profissionais são de topo e que possuem os conhecimentos e as características importantes ao seu cargo. Contratar aleatoriamente ou porque conhece a pessoa é normalmente a pior escolha, pois arrisca-se a ter ao seu lado alguém incapaz de concretizar as tarefas da melhor forma.
Cada coisa no seu lugar
Todos temos os nossos pontos fortes e pontos fracos, por isso, na hora de transmitir tarefas à equipa tenha a certeza de que está a dar o cargo certo à pessoa certa. O profissional pode ser muito bom a escrever e-mails mas muito mau a contatar alguém telefonicamente, por exemplo. Perceba qual o membro da equipa que conseguirá desempenhar determinada tarefa da melhor forma.
Incentive a comunicação
Quando existe uma dúvida, o profissional pode seguir dois caminhos: perguntar a um colega ou fazer como julga melhor. A última alternativa é a escolhida frequentemente, tornando-se num problema para a empresa, por isso, nunca pare de incentivar a equipa a comunicar entre si, dando-lhes ainda a liberdade de tirar dúvidas, “por mais parvas que sejam”, pois isso irá criar um ambiente de entreajuda e de aprendizagem constante.
A perfeição não existe
Se está a pensar que seguindo todos estes passos conseguirá uma equipa perfeita, está enganado. A perfeição é um conceito utópico, soando ideal mas incapaz de ser concretizado completamente. Claro, deve lutar pelo melhor produto, contudo, aprenda a lidar com o facto de que nada sairá exatamente como foi pensado, conseguindo detectar o que realmente é um erro.
Confie na sua equipa e permita que trabalhem livremente sem terem uma chefia a vigiar cada um dos seus passos. Incentive a equipa a ser independente e a pedir ajuda quando necessário, motivando-a a melhorar.
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