Mitos sobre o equilíbrio entre vida familiar e profissional


A maioria dos empreendedores sonha em ter uma vida familiar equilibrada com uma vida profissional - um modo de vida que lhes permita atingir os seus objetivos enquanto um profissional de respeito, ao mesmo tempo que pensa em constituir um lar. Para isso, é importante perceber quais os principais mitos em que pode estar a basear este seu plano.


Não é preciso sacrificar nada

Acreditar que é possível passar tempo em família regularmente ao mesmo tempo que se dedica completamente ao seu trabalho sem sacrifícios é um mito puro - uma das partes irá requerer sempre mais atenção. Por outro lado, como tanto a vida com filhos como o seu trabalho são algo incertos, acabará por chegar a situações como ter a peça de teatro do seu filho no mesmo dia de uma reunião importante. Muitos ou poucos, prepare-se para os sacrifícios.


Delinear tempo para o trabalho e tempo para a família

Em teoria esta seria mais uma etapa na organização do seu planeamento diário, contudo, a doença repentina de um filho, uma greve, ou uma chamada importante do seu patrão à hora errada irão destruir este conceito. Não vá com espaços de tempo pré-definidos somente para trabalho ou apenas para a família pois os dois acabarão por se misturar.


As horas fora do horário de trabalho são para a família

Sublinhando os pontos acima, acreditar que irá trabalhar somente no horário de trabalho pode aplicar-se a muitos profissionais mas não àqueles que estão em cargos importantes numa empresa, pois aquilo que é o seu horário pode não ser de um parceiro importante. Para além disso, imprevistos obrigam-no muitas vezes a trabalhar fora de horas e isso não irá mudar.


Ter um escritório em casa irá permitir-lhe trabalhar remotamente

Sim, trabalhar em casa pode ser uma ajuda preciosa principalmente quando tem filhos pequenos, contudo, não pode esperar que estes não sejam uma distração. Entre barulho a brincar ou curiosidade pelo que faz, o seu espaço de trabalho não será sempre silencioso e pode até ser um erro pelo qual se acaba por arrepender. Pense bem antes de adotar esta solução.


Ter uma família e uma carreira de sucesso não é impossível mas nem sempre é tão fácil como algumas entrevistas aparentam ser pelo que é importante conhecer uma vasta lista de experiências, ao mesmo tempo que analisa aquilo que melhor funcionará consigo.


OUTROS ARTIGOS:

Instagram: O que é O Creator Account (Conta Criador)

Os smartphones “roubam” o foco das câmaras digitais


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais