Dicas para comunicar corretamente em vídeo


Quando você está a realizar uma conferência em vídeo ou quando se prepara para gravar conteúdo audiovisual para o seu site ou redes sociais, é fundamental dar tanta atenção ao seu monólogo quanto à sua linguagem corporal pois esta é bastante importante na nossa comunicação mesmo que não lhe demos a devida atenção.


Olhe diretamente para o foco principal

Se está a falar para a câmara, olhe diretamente para a lente (para o público) e se está a falar para outra pessoa (no caso de uma entrevista, por exemplo), olhe sempre para com quem está a comunicar. Desta forma, a sua postura será mais rígida e profissional, mostrando a sua atenção e dedicação ao que interessa. Claro que poderá olhar em volta momentaneamente, mas evite fazer isso o máximo possível pois poderá dar a entender que se encontra aborrecido ou que não está a prestar atenção ao que diz ou ao que ouve.


Vista-se como se se fosse apresentar a um parceiro importante

As primeiras aparências são importantes e por muito confortável que possa estar do outro lado da lente, quem o irá ver poderá não o conhecer. Para ter a certeza que a primeira impressão é a melhor, vista-se como se se preparasse para conhecer um parceiro importante. Não significa que tenha de optar por um fato tradicional, especialmente se o seu público-alvo for mais informal, mas tenha atenção extra à sua aparência.


Não comece a falar imediatamente

O nervosismo pode levá-lo a falar demasiado depressa, dando a impressão de que não está bem preparado ou de que deseja despachar o vídeo. Para evitar isto, e para que se coloque numa postura mais profissional, respire durante breves segundos após a câmara começar a gravar. Deste modo, irá falar de forma mais calma e relaxada.


Não ter uma pessoa presencialmente à sua frente pode levá-lo a ser demasiado informal, criando um vídeo pouco eficaz e que pode até dar má impressão da sua empresa. Pequenos gestos ou tiques podem, mesmo que inconscientemente, levar o público a reagir de forma diferente da esperada especialmente pelo conteúdo acabar visto por milhares ou milhões de pessoas.


OUTROS ARTIGOS:

Dicas para organizar melhor o seu tempo

Como abrir um Café ou Pastelaria: Elementos importantes a ter em conta


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais