Aprenda a distinguir crítica construtiva de crítica negativa


Durante o seu percurso académico e profissional irá deparar-se com inúmeras críticas vindas tanto de colegas como de superiores. Infelizmente, nem todos sabem lidar bem com este facto, falhando na distinção entre o que é uma crítica construtiva e um comentário depreciativo. A Universidade de Benedictine, Estados Unidos da América, partilhou um artigo acadêmico que pretende desmistificar estas diferenças, ajudando alunos e outros profissionais a perceberem em que consiste a crítica construtiva (o feedback).


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Refira o que gostaria que fosse feito

Insistir em repetir que algo não foi feito não será construtivo para ninguém pois poderá deixar o outro confuso, não lhe dando a oportunidade de emendar o problema. Contrariamente, deve explicar o que gostaria que tivesse acontecido, qual o objetivo que deveria ter sido alcançado.


O Feedback deve focar-se no futuro

Enquanto a crítica negativa tende a focar-se no que correu mal, insistindo nos erros do passado, a crítica construtiva centra-se não no problema mas no que pode ser feito para o resolver ou evitar. O feedback tem como objetivo principal ajudá-lo a crescer enquanto a sua contraparte deseja diminuí-lo.


É importante sublinhar não apenas as fraquezas como as conquistas

Quando algo não corre como planeado, é inevitável não mencionar as fraquezas do outro mas isso não exclui a possibilidade de mencionar igualmente as conquistas. Parabenize o colega ou o funcionário sempre que este alcança vitórias e encontre formas de ele poder usar essas habilidades para melhorar pontos que precisam de um empurrãozinho.


Não tenha receio de oferecer ajuda

É comum encontrarem-se casos em que a equipa não é auxiliada quando comete um erro e isto é um problema pois impede-a de aprender novas formas de abordar os obstáculos. Em vez de criticar negativamente e deixar-se por aí, deve ajudar o outro com dicas que possam ser usadas no futuro. 


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Um ambiente de crítica constante irá desmotivar a equipa, tornando-a menos produtiva. Enquanto chefia ou colega preocupado, deve ajudar quem o rodeia garantido que os profissionais permanecem do seu lado e que os resultados da empresa continuam a melhorar.


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