Marketing: Retenha clientes de forma orgânica e não-invasiva


O primeiro grande desafio de uma empresa é conseguir angariar os primeiros clientes mas, posteriormente, é necessário aprender a retê-los, garantindo que saem satisfeitos e que regressam novamente a si. Existem formas de o fazer e trazemos-lhe algumas das mais orgânicas e menos invasivas, mantendo uma boa relação com os clientes sem transmitir uma ideia de “ganância” ou de falta de interesse verdadeiro pelo bem estar de quem o procura.


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Garanta resultados quando o procuram

Quando o cliente procura a solução para um problema, cabe-lhe a si encontrar um produto que vá de encontro ao esperado ou então converse com o cliente e demonstre como apesar de não ter o produto específico, tem algo semelhante e que conseguirá os mesmos resultados (se não melhores). Se o cliente sair da sua loja com a ideia de que obterá sempre uma resposta satisfatória junto da sua marca, ele irá regressar. Em casos mais complexos, não tenha receio de comunicar ao cliente que irá averiguar para encontrar uma solução, contactando-o posteriormente.


Mantenha-se a par das novidades

Vamos imaginar que tem um café especializado neste produto mas que não inova nos sabores. Com o tempo, o cliente irá acabar por procurar cafés que tenham uma maior variedade e que estejam em cima das novas misturas e das novas técnicas. Mantenha-se atualizado sobre os novos produtos, as novas opções, e as novas tendências, levando o cliente até si por esse motivo.


Crie um bom ambiente livre de stress

Independentemente da sua área de trabalho, a maioria das pessoas está constantemente sob stress, seja pelo seu trabalho ou pela vida pessoal. Dedique o seu negócio a um espaço ou a uma comunidade relaxada onde o cliente se sente à vontade para falar consigo e para se sentir bem. Analise bem a música ambiente que deve ter, construa um design de loja minimalista e colorido, e pense em formas de tornar a experiência realmente interessante, um lugar onde o cliente entra e não pensa no que está lá fora.


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Na sua estratégia de marketing não deve apenas focar-se em como angariar novos clientes mas também em formas de levar à revisita do seu espaço ou do seu website pois é essa fidelidade que o levará a crescer.


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