Networking: Erros que prejudicam a sua relação com outros profissionais


Alimentar e aumentar a sua rede de networking é fundamental ao sucesso. Através dela conseguirá encontrar os melhores clientes e parceiros, ter acesso a eventos especiais, partilhar ideias, e até manter-se a par das novas tendências da sua área. No entanto, para alcançar uma boa relação com outros profissionais não basta apresentar-se em eventos ou palestras, é preciso saber fazê-lo de forma educada e cordial, evitando maus entendidos ou más primeiras impressões.


LEIA TAMBÉM: Networking: Como memorizar os nomes de quem conhece


Saber ouvir é mais importante do que falar

É normal querer que o outro se interesse por si, contudo, isto não o deve levar a falar durante o tempo todo da conversa. Quando conhece alguém, o ideal é apresentar-se apenas com o básico, demonstrando a sua vontade de saber mais sobre o outro. Foque a sua atenção e curiosidade nele, levando-o a sentir realmente apreciado e com vontade de fazer amizade consigo.


Aprenda que é impossível saber sobre tudo

Os conhecidos “know it all” ou “sabe tudo” são evitados o máximo possível. Não existe nada mais aborrecido do que falar com alguém que refuta tudo com “na realidade”, mesmo quando está correto. Em primeiro lugar, perceba que é impossível saber tudo sobre tudo, mantendo-se aberto a outras opiniões e informações que por certo ainda não conhece. Em segundo lugar, se pretende criar uma boa relação com alguém, evite corrigi-los de modo repetido - mesmo que involuntário, este ato rebaixa o outro.


Uma introdução suave

O final da hora de almoço, o início de um evento (quando ainda faltam vários minutos para o seu começo), ou o final de uma palestra são as melhores alturas para meter conversa. Evite inserir-se “à força” em grupos que já estejam a interagir e procure iniciar você a conversação. Caso encontre alguém a quem se queira muito apresentar, peça desculpa pelo incómodo, introduza-se rapidamente e deixe um cartão de visita.


Faça um esforço por memorizar nomes

“Desculpe, qual o seu nome? Sei que já me disse mas nunca me lembro de nomes”, seguido de risos, é uma expressão comum, que se pretende como engraçada e descontraída. Porém, hoje em dia isto demonstra mais desinteresse e desrespeito que outra coisa. Se não se recorda de um nome, pesquise rapidamente na internet e, se tiver de questionar a pessoa, demonstre seriedade. Se lhe for dado um cartão de visita, pode ser útil mantê-lo à mão.


Mostre o seu lado simpático e revele vontade verdadeira de conhecer novas pessoas e profissionais da sua área, ou de outras. Tenha atenção à primeira impressão, vista-se a rigor, fale corretamente e, acima de tudo, ouça o que o outro tem para dizer. Deste modo, conseguirá uma rede de networking saudável e útil.


Keywords: Rede de Networking, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais