Truques para se tornar num melhor chefe


Se está a cargo de uma chefia e deseja que a sua equipa o respeite então tenha extra atenção ao modo como se apresenta e comunica com os que o rodeiam - verá que o seu comportamento irá influenciar a equipa pela positiva.


Tenha atenção à sua aparência

Isto não significa que tenha de escolher um fato tradicional todos os dias mas é importante ter uma aparência saudável e cuidada, garantindo que transmite a mensagem correta. O modo como fala, se veste e apresenta é fundamental para os outros perceberem qual o seu cargo e até quais alguns dos elementos da sua personalidade, especialmente quando se encontra com o outro pela primeira vez.


Saiba comunicar-se corretamente com a equipa

Perceber qual o melhor profissional para determinada tarefa, saber lidar com membros da equipa que estão a passar por uma fase difícil ou com novos membros com dificuldades de integração, aprender as melhores técnicas para partilhar más notícias, tudo isto deve ser dominado por si. Comunicar com o outro não é uma tarefa simples e descobrir quais as palavras certas para cada situação é algo que terá de cultivar.


Incentive a partilha saudável de opiniões

Ouvir o que o outro tem para dizer é fulcral à boa cultura da sua empresa. Não significa que tenha de concordar com todos mas a sua equipa deve ter a confiança e o à vontade para conversar consigo sobre qualquer tópico, inclusivamente os mais delicados. Incentive-os a partilharem as suas opiniões e as suas sugestões.


Mostre a importância de ser criticado

É impossível não cometer erros, por mais pequenos que sejam, e é indispensável saber lidar com estas críticas. O profissional deverá aceitar que cometeu um erro, tomando as medidas necessárias para que o mesmo não se repita, contudo, existem pessoas que se recusam a assumir um erro, tentando culpar quem os rodeia. Como um bom chefe, você deve ser o primeiro a aperceber-se disto, mostrando como é a forma correta de se lidar com críticas venham elas da chefia ou de colegas.


A equipa olha sempre para a chefia como um exemplo e muito da sua produtividade ou do seu empenho virá em função da relação que tem com quem está acima dela. Dê o seu melhor para mostrar que se importa com o outro e que sabe comunicar com ele.


OUTROS ARTIGOS:

Dicas para fazer chamadas telefónicas mais profissionais

Cultive e mantenha clientes leais


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais