Empreendedorismo

Drop Shipping


HTML Editor - Full Version

O drop shipping é uma técnica de gestão da cadeia logística onde a mercadoria é entregue ao cliente vinda diretamente do armazém ou do fornecedor ao invés do retalhista.

 

Neste método, o retalhista não detém os bens e mercadorias em stock, apresentando os produtos aos possíveis clientes através de catálogos (impressos ou online). Uma vez completo e pago o pedido de compra, o vendedor contacta, solicita e paga o fornecedor que levará a cabo todo o embalamento da mercadoria para envio ao cliente. Neste caso, o vendedor faz o seu lucro sobre a diferença entre o preço de venda do fornecedor e o seu.

 

Vantagens para o seu negócio
- Baixo investimento inicial: uma vez que não gasta na obtenção de mercadorias, a sua única preocupação acaba por ser o estabelecimento de relações com os fornecedores e a elaboração de catálogos informativos para os clientes;
- Eliminação de necessidades de armazenamento;
- Cash-flow positivo: só depois de o cliente pagar o produto é que contactará e pagará ao fornecedor, o que lhe dará um montante de caixa sempre positivo e sem prejuízo;
- Entrada no mercado mais rápida: são eliminados os tempos de espera até à entrega das mercadorias por parte dos fornecedores para os colocar em stock;
- Mobilidade: um computador e telefone são os únicos instrumentos que precisa para trabalhar através de drop shipping sendo consequentemente um método bastante flexível às diferentes deslocações que o vendedor poderá ter de fazer;

 

Desvantagens e possíveis problemas
- Clientes não têm a possibilidade de ver o item antes de o comprarem: pode ser problemático e levar a devoluções que podem implicar prejuízo;
- Serviço ao cliente é especialmente complicado: se um cliente estiver insatisfeito com determinado produto, contactá-lo-á a si e não ao fornecedor. O vendedor é que terá, depois, de resolver os problemas entre o cliente e fornecedor;
- Possíveis erros do fornecedor acabam por ser responsabilidade do vendedor: se houver algum problema ou atraso na entrega, o vendedor será sempre o culpado aos olhos do cliente.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Logística

Como poupar em logística (transporte e armazenamento)

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais