Empreendedorismo

Product Placement


O product placement é uma técnica de publicidade usada pelas empresas para promover os seus produtos de forma subtil, através de meios não tradicionais e diretos. Na prática, o product placement acontece sobretudo em conteúdos de entretenimento e ficção. Por exemplo, uma marca de bebidas pode pagar a uma produtora de um filme para que o seu produto apareça como um “adereço” e os personagens bebam do seu refrigerante.
 
O acordo do product placement processa-se normalmente através da troca de um benefício económico pela exposição, utilização ou destaque de um determinado produto. Através desta ferramenta – considerada por algumas pessoas como pouco ética e enganosa - as empresas pretendem que a audiência repare nos produtos usados e, assim, se sinta mais inclinada a adquiri-los.
 
Recentemente uma inteligente manobra de product placement foi levada a cabo pela Samsung que surgiu como a marca tecnológica associada aos Óscares entregues pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Dessa parceria não só resultou a exposição da marca a mais de 45 milhões de pessoas na audiência, mas também o fenómeno bombástico da selfie que a apresentadora Ellen Degeneres tirou durante a cerimónia com um grupo de estrelas de Hollywood.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Marketing de Guerrilha

Marketing Operacional

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais