As ameaças de cibersegurança mais populares


Uma das formas de proteger os seus dados pessoais e os da sua empresa é saber quais as ameaças mais populares no que diz respeito à cibersegurança, aquelas a que deve estar atento, por isso, trazemos uma breve lista do tipo de dados em risco e das estratégias usadas.


LEIA TAMBÉM: Trabalho Remoto: Os erros mais frequentes das chefias


Ransomware

Tal como o nome indica, neste tipo de ameaça a sua informação é feita refém, tendo de pagar determinada quantia para a reaver. O facto de perder acesso aos seus dados traz vários problemas: a possibilidade destes serem partilhados na internet, colocando em risco os clientes e parceiros; a impossibilidade de trabalhar; a chance de perder o trabalho de uma vida, entre outros. Uma das formas de se proteger é possuir sempre uma cópia de segurança de tudo, e obter um bom antivírus.


Phishing

Clicar em links ou pastas que não conhece pode levá-lo a ser vítima de phishing, estratégia na qual o atacante se faz passar por um cliente, um administrador ou outra pessoa a que seria normal transmitir dados sensíveis. Tenha claros quais os canais por onde deverá passar informação e, quando esta for pedida por outras vias, desconfie e confirme com a pessoa em causa.


Os inside jobs

Um funcionário descontente ou que deseje receber algum dinheiro extra pode ser a fonte de um ataque interno, afinal, a sua equipa é quem melhor conhece os acessos. Para além de ter um cuidado especial com quem trabalha consigo, procurando oferecer-lhe a melhor experiência, tenha a certeza de que os seus sistemas registam quem anda a fazer o quê.


Denial-of-Service

Provavelmente conhecerá este tipo de ameaça como um “boicote”. Os atacantes juntam-se para, por exemplo, acederem ao seu website em simultâneo, deitando-o abaixo e impedindo os clientes verdadeiros de o usar. Uma das formas que tem para se proteger é procurar sistemas e softwares que limitem o número de entradas e que, eventualmente, bloqueiem especificamente estes ataques.


LEIA TAMBÉM: Videoconferência: 9 Truques para uma videochamada memorável


Lembre-se ainda que as pequenas empresas são as mais afetadas pois a sua cibersegurança é normalmente reduzida, acreditando que devido ao seu tamanho ninguém as atacará - isto é mentira. A falta de proteção é precisamente o que leva os hackers a procurarem-no, por isso, mantenha os sistemas atualizados e invista em proteção.


Keywords: Cibersegurança, Cybersecurity, Ransomware, Phishing, Denial-of-Service, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais